segunda-feira, 8 de outubro de 2007

sem adjetivos.

[...]
- E você cara, o que você anda ouvindo?
- Olha, essa semana eu redescobri aquela banda, The Replacements. Tenho ouvido bastante a coletânea deles. Sabe qual é?
- Não, nunca ouvi falar neles não. Como é?
- Sei lá, é rock.
- Mas que tipo de rock?
- Acho que é só rock mesmo, normal.
- Só rock?
- É. Nada muito além disso, nada muito inovador...
- Como assim?
- Rock and Roll, oras.
- Ah, tipo rock and roll antigo, assim, anos 50?
- Não, não. É dos anos 80 a banda.
- Ah, tá, então é rock anos 80.
- Depende do que você estiver chamando de rock anos 80...
- É, rock anos 80 é bem amplo, tem new wave, pós-punk, hardcore oldschool, no-wave...
- Com certeza Replacements não é nada disso aí. É só rock mesmo.
- Então é tipo Pixies, Sonic Youth, Jesus and Mary Chain, tipo primórdios do indie.
- Também não sei se eu chamaria de indie não, viu...
- Não é indie, não é nada? Que tipo de rock que é afinal, pô? Punk Rock? Hard Rock? Rock experimental? Rock de garagem? Rock-a-Billy?
- Cara, eu realmente não conseguiria enquadrar em nenhum subtipo do rock. Pra mim é só rock
- Só rock?
- É, só rock. Sem adjetivos.
- Sem adjetivos? Deve ser uma bosta.

6 comentários:

Barba disse...

Curto demais essa nóia das classificações que se sobressaem e eclipsam os artistas. Às vezes me lembra a antropologia...

Locadora do Werneck disse...

ALL I WANNA DO IS DRINK BEER FOR BREAKFAST!!!

Anônimo disse...

voce com certeza é o cara que redescobriu a banda, e não o chato das classificações.
rs

Rogério Brittes disse...

na verdade eu sou os dois. esquizo, pero no mucho [c=

Rogério Brittes disse...

a idéia do texto partiu do fato de que eu fiquei pensando horas e horas como poderia se classificar essa banda. mas sabe que no final consegui: college rock. só não conta pra ninguém pq aí estraga o texto.

texto, aliás, que pode ser lido como um metáfora da relação entre cultura objetiva e cultura subjetiva (nos termos de Simmel) ou entre símbolização diferenciadora e simbolização convencional (nos termos de Wagner). Ou ainda, fluxo contínuo da experiência e classificação/discretude do entendimento racional, em termos mais simples.

uh, pendatei de geral!

Lis. disse...

hahahahahahahahahaha
'college rock'