sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

tropeçando na web

Lembra 1996, quando uma das coisas mais legais pra se fazer na internet era ficar - como se dizia na época - surfando na web? Você entrava na página de dicas do Yahoo e ia descobrindo os sites da NASA, do Louvre, ou pelo Cadê descobria a página brasileira de uma banda que você gostava ou um cemitério virtual de personagens de RPG... E aí pelos links destas páginas (todo site na época tinha uma parte de links aleatórios) você ia pra outros cantos ainda mais obscuros da internet. Foi assim que eu descobri o Pokey the Penguin, só pra citar algo da época que ainda gosto até hoje.

Pois bem, descobri recentemente uma ferramenta que me trouxe de volta esse tipo de prazer. Chama-se StumbleUpon. Acho que muita gente aqui já deve conhecer, mas como nunca vi ninguém comentando, deixa eu explicar: trata-se de uma extensão do Firefox (tem tb pro IE, se vc for louco o suficiente...) que te indica sites aleatórios. Você marca lá os temas que te interessam e aperta clica em "Stumble!". A partir daí ele vai te mostrando sites, fotos, videos, blogs, flashs e você vai afirmando se gosta deles ou não. Rapidinho ele "aprende" seu gosto e vai te mandando só sites legais.

Em uma semana de uso, já vi uns 20 "tropeços" bem bacanas. Alguns deles:

Guia simples para escrever seu nome em élfico

Mistura do flicker com o google earth

Dicionário visual da lingua inglesa

Fotolog com os grafites mais legais que eu já vi na vida

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Eu ainda não usava internet em 96 não! - alias, foi a época que eu gnhei meu windows 3.1 ! :D

Rogério Brittes disse...

ninguém mais posta nada?