terça-feira, 31 de julho de 2007

back to basics.

Depois que postei esse texto mongol aí embaixo sobre automóveis vi que o Bernardo tinha dito que "A única regra é que o primeiro fale, de alguma maneira, sobre as suas intenções com aquele blog e sobre o dia em que vc está escrevendo aquele texto". Bem, vai segundo.

Eu fico pensando sobre as possíveis interfaces na internet e não entendo muito o que acontece, como funcionam essa dinâmicas. Primeiro todo mundo entrava no mIRC e tinha ICQ. Depois começaram a ter blogs e fotologs e lentamente migraram do ICQ pro MSN. O mIRC foi morrendo e de repente o Orkut começou a bombar muito (aqui no Brasil, lá fora o MySpace) e todo mundo largou de lado blogs e flogs pra ficar só com forums que não funcionam, testimonials imbecis e scraps públicos (ninguém mais usa mensagens privadas no Orkut, por que será?).

Não sou saudosista nem ortodoxo, acho que o mais legal da net é o fato que ela tá sempre mudando e novos formatos surgem a todo momento. Sou um mega entusiasta do Wiki (apesar das críticas do googlewatch), aliás. Só não concordo com algumas dessas mudanças. Parece que as pessoas mudam de plataforma levadas pelo efeito manada, sem pensar muito nas vantagens e desvantagens dessa mugração. Do ICQ pro MSN tudo bem, pois as últimas versões do ICQ eram pesadas e cheias de falhas de segurança. Eu até usei o Trillian (que conjugava os dois) um tempo, mas não tinha mais ninguém no ICQ e deixei de lado.

O fotolog ainda bem que morreu, aquilo era um antro de egocentrismo e exibicionismo barato sem paralelos na história da mídia (eu tinha um, o /titties, é verdade, não estou me excluíndo disso). Os bons fotologgers estão no flicker que é muito mais legal e tem funções fodas como comentar pedaços de foto, tags, slideshows, sets: eles postam fotografias boas, não retratos na balada com biquinho e tiradas de cima pra baixo pra parecer mais magro.

Mas alguns meios acho muito chato terem morrido ou enfraquecido. O blog por exemplo foi algo que eu sempre gostei. Adoro escrever, seja besteiras ou literaturas, e participei de uns blogs coletivos muito fodas, como o Devenir, que era de literatura e tinha umas pessoas que escreviam muito bem (guardo os arquivos até hoje, tem várias pérolas), e o Pedante, que tinha um formato tipo esse daqui. Fiquei feliz com o convite e pretendo voltar a escrever bastante... Pena que eu sou muito enrolado e talvez isso não ocorra, mas juro que vou tentar.

Aproveito o espaço então e faço uma proposta que tenho feito a muita gente por aí. Acho que tem pouca chance de dar certo, mas lá vai: eu e um amigo meu aqui do Rio, o Fred (talvez alguém conheça, era o snaqo no #pedante e no #Reverb_Brasil) estamos com a idéia de voltar pro IRC. Claro que hoje ninguém tem mais 18 anos e quer ficar fazendo amizades online ou passar o domingo inteiro agarrado na Brasnet, mas quase todo mundo hoje em dia gasta algumas horas por semana conversando no MSN. Por que não entrar paralelamente no mIRC também? É um programa absurdamente leve e fácil de usar, não custa nada. E lá podemos ter conversas em sala aberta, algo que o MSN até permite, mas que não funciona direito em Instant Messagers. Pra que ficar fechado em papos dois-a-dois, quando podemos dividir nossos assuntos com outras pessoas, dar umas risadas e etc?A idéia é boa, vai!

Então, quando vocês forem entrar no MSN tentem entrar também no canal #UGAH do servidor IRC.BRASIRC.ORG. Escolhemos isso porque a Brasnet morreu e na Brasirc só tem retardado; ainda mais tem algumas pessoas que eu conheço que ainda entram na efnet pra conversar em canais gringos. Fora isso lá não tem chanserv nem nickserv então é menos frescura e se pode criar canais sem muito problemas. Eu acho que pode ser divertido. Como pode ser divertido esse blog aqui.

Ah, pra completar a regra do Bernardo, meu dia tá OK, igual a todos os outros dessas "férias": passo em frente ao computador escrevendo trabalhos de fim de semestre pra entregar dia 8.

7 comentários:

Rogério Brittes disse...

Percebi que meus posts estão gigantes. Prometo diminuir nos próximos, OK? era só que esses dois assuntos andam me encasquetando muito, então tinha muita coisa pra dizer.

Barba disse...

Não acho que os blogs estão acabando cara... na verdade eles bombam mais do que nunca. Melhoraram em qualidade, em formato. Tem vários sobre qualquer assunto, e muitos bem escritos ou interessantes.

Não acho que você deva diminuir o tamanho dos posts, mas quando escrever dois, guarda um pro outro dia. Assim sempre vai tendo coisa nova por aqui...

Bernardo Coelho disse...

Também não vi problemas no tamanho do seu post cara.

Tooleo disse...

Eu não achei o post gigante e acho doido demais voltar pro mIRC!

Locadora do Werneck disse...

Eu eu ganhei uma pedra.

Rogério Brittes disse...

bom, então não vou me preocupar com o tamanho. E bem, a coisa do mIRC é sério mesmo e tal... estou lá agora. entrem aí [c=

Barbi, não acho que os Blogs morreram... mas tinha uma época que TODO MUNDO tinha blog... e isso passou. Sei lá se isso é bom... Mas na época tinha uns blogs legais que não existem mais.

Perna... Pedra?

Anônimo disse...

Na verdade o número de pessoas com blogs é maior hoje cara, mas tem sempre aqueles que nunca atualizam. Acho que o esquema certo é: todo mundo que a gente conhecia tinha blog.

Ainda bem que passou :)