sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Flickr, My very best of

Quando o Photolog se popularizou por essas bandas, em meados de 2oo2, eu costumava a freqüentá-lo pra ver fotos bacanas feitas por fotógrafos profissionais - e também de algumas garotas com ego gigantesco e, hmm, algum talento. A coisa foi virando febre, o serviço piorou, o site ficou cheio de anúncios e pouco a pouco os bons fotógrafos foram abandonando o inferno que tinha se estabelecido por lá. As garotas, ao contrário foram aumentando em quantidade e variedade e o Photolog virou um grande espaço pra paquerar e fazer rasgação de seda, como eu pude comprovar durante o ano que usei a lan-house aqui do lado.

Pra felicidade geral outro serviço, o Flickr, voltou a ser usado por bons fotógrafos. Eu já freqüentava o blog do site pra ver os destaques por lá, e também as galerias de alguns amigos e conhecidos. Desde que eu comprei minha pequena e insignificante Canon Powershot A540 fiz uma conta lá pra ir postando minhas fotos enquanto aprendo alguma coisa. O Flickr é muito mais funcional pra isso do que o Photolog em grande parte devido aos grupos, comunidades enfocando estilos e temas fotográficos onde há um pequeno fórum e uma "pool" onde os membros podem ir jogando suas fotos - de acordo com certos critérios. Isso permite que você possa escolher que tipo de fotografia deseja ver e também submeter as suas à avaliação de terceiros, que geralmente dão alguns conselhos interessantes.

Como também é possível adicionar membros como "contatos" e acompanhar todas as novas fotos postadas por eles, você sempre pode acompanhar aqueles que você considera que valem à pena.

E, pra mim pelo menos, outra grande vantagem do Flickr é que ele tem um caráter realmente global. É possivel encontrar boas galerias de pessoas de qualquer cultura e religião do mundo. A título de exemplo, eu acompanho alguns japoneses, um , chineses, dois paquistaneses, um brasileiro que mora na Tailândia, um indiano sikh(!), um iraniano, e por aí vai. A maioria deles fotografa bem, mas o que me interessa mesmo é ter alguma noção do que eles vivem por lá, a maneira que vêem o mundo - e outras afetações antropólogicas, blablablabla.

Segue uma amostra do que me empolga no Flickr, seja pela qualidade da fotos, seja pelo conteúdo.

Tatiana Cardeal

http://flickr.com/photos/tatianacardeal/

Astrocruzan

http://www.flickr.com/photos/cruzan/

Felipe Magalhães

http://www.flickr.com/photos/felmagalhaes/

Tetsuya Kusuyama

http://www.flickr.com/photos/slashstyle/

Snjezana Josipovic


http://www.flickr.com/photos/snjezanaj/

SakSak

http://www.flickr.com/photos/saksak/

Alexandre Magalhães

http://www.flickr.com/photos/alexmagalhaes/

Puja Parakh

http://www.flickr.com/photos/puja/

Chieska Fortune

http://flickr.com/photos/smallfortune/

4 comentários:

Rogério Brittes disse...

tatiana cardeal detonou nessa foto ai hein

Anônimo disse...

Demais né? Vai que um dia chegamos lá!

Cláudio Silvano disse...

Saksak é o melhor! Sou fä desse cara.

Anônimo disse...

Nice dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.