A observação imediata desta foto nos remete a uma das imagens mais presentes e importantes do repertório imagético da cosmologia ocidental judaico-cristã: A Última Ceia, aqui apresentada em sua mais célebre variante, pintada por Leonardo DaVinci.
Olhem bem para cada figura. Ambas possuem uma composição semelhante, na qual os atores se distribuem horizontalmente ao longo de uma mesa, durante uma refeição noturna, uma ceia. Em ambas, um personagem humano central funciona como punctum saliens: um homem barbado e de aparência serena. Na pintura, Jesus Cristo de Nazaré; na foto, Rafael Barbi do Jaraguá. Também nos dois casos, o alimento presente na mesa é o pão (de queijo) é o vinho (de cevada / de trigo). Há uma inversão interessante: no quadro, as janelas apresentam montanhas gloriosas às costas dos personagens, ao passo que, como todos sabemos a janela com as montanhas de Minas encontravam-se à frente dos personagens da foto (quem já foi na casa do Theo sabe). Entretanto, permanecem as portas nas laterais, simbolizando os múltiplos porém finitos caminhos da cristianismo.
Raul é o mais afastado de todos, apesar de não estar na extrema esquerda, de forma que representa Bartolomeu. Há semelhanças entre a história de Bartolomeu e de Fu, sobretudo o fato de que o primeiro viajou à armênia após Pentecostes para divulgar a palavra de cristo, e Fu viajou através da Europa a fim de divulgar o BreakCore.
Mário é o único a olhar para trás, mirando Sara da mesma maneira como Judas Iscariotes encara João, filho de Zebedias. Lembremos que Sara faz Belas-Artes, e João é o padroeiro dos pintores e artistas. Mário, assim como Judas, é um traíra.
Rafael Rocha posa a mão sobre o ombro de Julia, como Santiago Menor posa sobre o de Pedro. Aqui parece haver uma inversão dualística, pois Rocha obviamente está mais próximo a Pedro, para quem Jesus disse "Tu és Rocha e sobre esta rocha edificarei minha Igreja". Júlia, por outro lado, deve ser associada a Tiago Menor não apenas por sua estatura, mas também pelo seu passado misterioso. Ambos são pouco citados na Bíblia.
Letícia, a única a sobrar do lado esquerdo da imagem, de modo que deve ser André. A semelhança física é pouca, mas podemos perceber que simbolicamente o gesto de mostrar as palmas de André se equivale ao sorriso jovial e maroto de Letícia, que com ele demonstra sua inocência. André foi o primeiro Patriarca Ecumênico de Constantinopla, e portanto estava geograficamente próximo a Bartolomeu, assim como, por morarem juntos, Letícia está geograficamente próxima a Raul.
Quanto a Jesus e Barbi, não creio que seja preciso detalhar as aproximações: ambos são venerados por toda Cristianidade.
À direita imediata de Jesus, com apenas uma mão à mostra, Erika se equivale a Tomé por estar parcialmente coberta por aquele que vêm logo à sua direita: Theo, ou, no quadro, Tiago Maior, filho de Zebedeu. Perceba como a tonalidade da camisa de Theo e Tiago se aproximam. Mais uma vez, uma inversão dualista foi operada aqui, pois Theo é facilmente associável ao ceticismo de Tadeu, ao passo que Lelê, em mudança para Londres, deve ser ligada ao místico peregrino de Compostela.
Fred gesticula enfaticamente, mais ou menos como Mateus, que parece tentar convencer os demais apóstolos presentes no recinto. Mateus era coletor de impostos, ao passo que Fred estudou Ciência Política, o que é quase a mesma coisa, dada a pentelhísse de ambas as atividades.
Rogério tem os braços em movimento, tal qual Simão, o Zelote, que, como ele, também está no canto direito da cena. Como há pouco escrito sobre Simão tanto no cânone bíblico quanto nos apócrifos, não ouso traçar associações aqui.
O mistério que resta é descobrir quem, dentre Vitor e Laura, representa Filipe, e quem representa Tadeu. Dada a proximidade entre Filipe e Bartolomeu, eu apostaria na associação entre o primeiro e Vitinho, primo de Raul, nosso Bartolomeu. Resta para Laura São Judas Tadeu, padroeiro do Departamento de Polícia de Chicago e do Clube de Regatas Flamengo.
O que estas semelhanças querem dizer? Não ouso descartar a teoria de que uma inspiração divina tenha levado ao nosso movimento e posicionamento naquele fatídico momento, assim como ao ato fotográfico desempenhado por Veevee. Afinal de contas, ainda tenho um pézinho no animismo. Entretanto, uma explicação mais cientificista baseada nas teorias sobre história e estrutura de Marshall Sahlins nos permitiria dizer que, dado o fato de que as estruturas míticas de uma cultura são replicadas na ação através da mitopráxis cotidiana, tendemos a nos colocar daquela maneira e compor a imagem à maneira de DaVinci. As diferenças entre "original" e "cópia" seriam um exemplo do alto grau de discrepância entre normas e ações comuns em sociedades de história quente, onde as estruturas são performativas, como a nossa. Neste sentido, a fotografia seria uma deformação topológica da pintura, e poderíamos dizer que ambas pertencem a um mesmo grupo de transformação.
5 comentários:
Segundo o grande Renan Springer, se você mandar esse pequeno ensaio pra uma revista pós-moderna vai ser publicado com louvores.
"Quanto a Jesus e Barbi, não creio que seja preciso detalhar as aproximações: ambos são venerados por toda Cristianidade."
KOAJDSKLFJADKLFJAKLSDJASAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
MORRI!
bom, rogério, eu gostaria de lembrar que são judas é o cara das causas "consideradas perdidas, desesperadas, angustiosas ou muito difíceis de serem resolvidas". *
são judas costuma ser respresentado segurando um bastão, porque foi morto a pauladas. eu costumo aparecer nas fotos invariavelmente com um marlboro vermelho entre o indicador e o dedo médio, que provavelmente será o responsável pelo meu desligamento deste plano astral.
achei o seu texto assim, zuuuper ótimo. será que você tem paciência pra fazer um esquema profecia celestina (meio datado, né?) ou o segredo? eu estarei, aliás, vou estar esperando ansiosa e telemarketing-amente. =P
* http://membros.aveiro-digital.net/santajoana/sao_judas_tadeu.htm - recomendo a leitura. e tem novena, ladainha e orações.
aviso de antemão que o único milagre que eu faço é a multiplicação do tagliatelli ai funghi porcini. como isso é competir com jesus, após a minha morte eu vou ser jogada num círculo X do inferno, onde serei obrigada a cozinhar para trocentas almas sofredoras que vão colocar molho de pimenta e/ou shoyo antes de provar, reclamar que tem muita azeitona preta e que eu piquei tão pequenininho que não dá pra catar no prato e que o macarrão passou do ponto. mas isso coooom certeza.
enfim.
um abraço e muita luz,
laura, cuja causa perdida é ela mesma, a pobrezinha/que-dó
adghaksdjaksdkjasgdkagdajhsdaj
passo mal
Muito bom!
Laura, que miséria representa a multiplicação de comidas ou a realização de causas impossíveis quando você pode ser padroeira do MENGÃO?
quanto a segredos e profecias, quem sabe o que o futuro reserva? vou estar negociando com meu agente junto à editora Sextante e futuramente estarei te avisando caso decida investir na carreira da auto-ajuda / exoterismo ok?
Sucesso!!!
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