sábado, 12 de janeiro de 2008

Melhores de 2007

Esse negócio de fazer lista é muito viciante. Cada novo disco que escutava me levava para uns outros 5 e assim por diante. Poderia ficar o ano inteiro ouvindo discos de 2007 possivelmente bons e isso seria um saco, já que a esmagadora maioria não corresponderia a essa expectativa. Então fiz um recorte razoável de uns 70 discos para ouvir (alguns só até a metade, é vero) pra que assim eu pudesse voltar a viver algum dia. Não ouvi nada ou quase nada de Rap (só os mais clichês), jazz, pop descarado, folk, indie-pop e fofuras em geral. Não quer dizer que não ouvi e não gostei: só não ouvi e ponto. Ouvi atentamente esses lances supermodernos de dubstep e techno minimal mas, apesar de perceber que há até uma galerinha criativa nesses lances, eu não consigo ouvir um disco inteiro. E eu sei que aqui ninguém liga pra isso.

Como me senti meio imbecil fazendo uma lista destas, adotei o estilo engraçadinho-pop-superficial-por-demais-assertivo das críticas musicais ruins. Não estou muito afim de pensar, desculpem. E nesse sentido também não coloquei uma ordem nos dez melhores. Acreditem que eu achei estes dez igualmente legais.

Não fiz oficina de blog então não sei colocar as capinhas, foi mal aí.

Hors Concours

Miles Davis - The Complete On The Corner Sessions

Se você nunca ouviu este disco, então baixe e ouça agora a versão simples. Acho que o produtor escolheu as melhores músicas e melhores takes. Mas agora que você ouviu e foi abençoado, irá concordar comigo: não há nada com mais groove, ginga, molejo e malevoLência na história da música ocidental do que On The Corner. Então será necessário ouvir essa caixa de 6 CDs com as gravações do disco pra sentir o DRAMA em toda a sua completude. Sim, são quase 7 horas de música. Mas nada é menos que muito foda, eu garanto demais. Os melhores músicos da época fumando muita droga pra fazer música pra fumar droga pra fazer música e no meio disso aí saindo uma espécie de funk-jazz que não é bem só isso. E se o fusion matou o jazz então ele morreu feliz só por causa desse disco.

Harmonia - Live 1974

Formado por integrantes do Neu! e do Cluster, o Harmonia foi uma pouco conhecida superbanda vaca-preta (unia o melhor das duas bandas anteriores sem porém superá-las). Este show de 74, só lançado em disco este ano, pode ser considerado como o terceiro grande disco da banda kraut. Recomendado para maconheiros alemães da década de 70 ou para quem já cansou de ouvir os dois primeiros discos e sentiu um gostinho de quero mais.

Os Outros 8

Acid Mothers Temple & the Melting Paraiso U.F.O. - Crystal Rainbow Pyramid Under the Stars
Piração hippie da melhor qualidade. Esta moçadinha esperta tem feito o que há de mais interessante em termos de rock paulera nesses anos 00 e tem pouca gente sabendo. Então ta avisado aí.

Christian Fennesz/Ryiichi Sakamoto – Cendre
O pior disco do Fennesz é melhor que quase tudo lançado esse ano.

Electrelane - No Shouts, No Calls
O Guilty Pleasure da lista. Um disco um tanto desigual, com experimentações bacaninhas, clichês indies e todo aquele jeitinho Stereolab de ser.

The Focus Group - We are all Pan's People
Colagem sonora cubista que te leva para aquele período da manhã em que você acha que está sonhando mas não se importa muito com isso - só quer voltar a dormir.

Grinderman – Grinderman
Pra quem como eu gosta mais da fase Birthday Party do Nick Cave esse disco é o melhor dele. E quem não acha isso deveria achar porque está errado. E se mesmo assim quiser insistir no erro por livre e espontânea vontade, então deve concordar ao menos que é uma das melhores coisas que ele faz em muito tempo, parecendo ou não com o Birthday Party.

LCD Soundsystem - Sound of Silver
Na primeira vez que ouvi não gostei muito e o show não me ajudou a gostar mais. Mas na reouvida esse Sound of Silver bateu legal. O LCD veio pra ficar, falem o que quiser.

Lichens – Omns
Climão bom esse Lichens. Muita gente indo na onda do drone/ambient, mas poucos conseguindo fazer direito sem ser chato, tipo isso aqui.

OM – Pilgrimage
O pior disco do OM é melhor que quase tudo lançado esse ano.

Robert Wyatt – Comicopera
O bom velhinho não tem errado nos últimos anos e com Brian Eno, Phil Manzanera e outros menos cotados como banda de apoio não tinha como sair do script. Comicopera é disco de velho com muito bom gosto e um pouquinho de mudernidade, mas não é tipo MPB não, fiquem tranqüilos. E se você se emocionou e super se identificou com as letras de Wyatt sobre a Guerra das Malvinas, o assassinato das baleias e a queda da bolsa de Tóquio, então vai curtir demais as músicas quase-políticas desse disco aqui. A voz do homem está triste como sempre e dá pra perceber que ele ta falando sério, né brincadeira não. Agora, achei um pouquinho longo demais o disco, e aquela musiquinha em homenagem ao Che Guevara que fecha o disco é palha demais, estamos combinados.


Não achei uns 5 discos que pareciam promissores. Fica pro ano que vem. Gostei também de outros, mas acho que não voltarei a ouvi-los ano que vem. Ou neste ano mesmo... São estes:

Aesop Rock - None Shall Pass
Boris/Michio Kurihara - Rainbow
Dinosaur Jr –Beyond
Kemialliset Ystavat – Alkuharka
Laub – Deinetwegen
Lou Reed/Zeitkratzer - Metal Machine Music Live
Mouthus - Saw a Halo
Panda Bear - Person Pitch
Yellow Swans - At All Ends

9 comentários:

Rogério Brittes disse...

OK Thelmo, gostei da lista. E gostei de vc postando por aqui tb. to baixando uns 3, esse Acid Mother Temple q nunca tinha ouvido falar, o Fennesz q já tava curioso pra conhecer o novo do OM q o Orlando já tinha me indicado.

pra postar imagens vc clica no ícone de uma fotinho ali do lado de onde põe link, troca de fonte, essas coisas.

luzinha disse...

acid mothers temple exige paciência
músicas muito enormes, e eu gosto mesmo é de guided by voices.

mas COMOASSIM que tem electrelane na sua lista? q?

(isso sou eu ignorando o comentário oficinadeblog)

Theo disse...

Eu até iria colocar um aviso de "Cuidado, este disco é mais indie que a boina da Lu" mas achei que seria meio agressivo. Ops...

Priscila de Oliveira disse...

Tenho muita dificuldade de fazer listas. Epecialmente quando acompanhadas de ordem de importância. Do seu conteúdo, conheço bem pouco, mas tomo como dicas... =)

Quanto as skinnys, os rockers usam mesmo, mas entre Madonna e Bowie, o que perdura como ícone fashion é a primeira. E ela já apareceu usando as pantalonas...

Obrigada pelo comentário em meu blog, beijocas.

Rogério Brittes disse...

genten! andaria o theo visitando blogs sobre moda rocker?

Theo Duarte disse...

Ai, me descobriram!
Como vocês podem ver por essa lista, estou sempre em busca das nvas tendências...

Unknown disse...

Chegou alguém pra defender o rockão nessa bagaça!

MONKEY BUSINESS

Bernardo Coelho disse...

PS: Eu gostei da música do Wyatt em homenagem ao Che Guevara! Hasta Siempre Comandante!

Locadora do Werneck disse...

http://www.marxists.org/subject/art/music/puebla-carlos/lyrics/hasta-siempre.htm