quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Música para a cabeça.


Recentemente descobri que uma banda que eu gosto muito, o Chicago Underground Trio, é muito pouco conhecida aqui no Brasil.

Começou em 1998, e então se chamava Chicago Undergrond Orchestra. Rob Mazurek, Jeff Parker, Chris Lopes, Sarah Smith e Chad Taylor faziam parte da banda. Não durou muito, e algum tempo depois dois dos ex-integrantes da "orquestra", Chad Taylor e Rob Mazurek montaram, ainda em 1998, o Chicago Underground Duo. Foi só em 1999, com a entrada de um rapaz chamado Noel Kuppersmith, que a banda de fato se transformou em um trio e adotou o nome atual.

Acho que é muito pouco pra definir o som da banda dizer que eles fazem um jazz conteporâneo e experimental. "Avant Garde Jazz Band", como costumo ler por aí não é nem de perto o bastante pra descrever o que os caras fazem.

Os fundadores e "band leaders", apesar de muito novos, tem um curriculo bem vasto e respeitável, em especial o baterista / percussionista Chad Taylor. Além de ter começado a tocar em clubes de Chicago com 15 anos de idade, ele já tocou ao lado de grandes figuras como Leon Parker e Mark Turner, e fez parte da banda Tortoise.

Na minha opinião a melhor característica do trio é a facilidade com que vão e voltam em sessões de improviso. Chega a ser difícil saber quando é que eles estão tocando pedaços previamente escritos de uma música e quando começam a improvisar.

Também vale ressaltar que nunca ouvi post-rock, jazz e música eletrônica misturados com tanta maestria.

Os discos lançados pela banda são: Possible Cube, de 1999, Flamethrower, de 2000, o Sion de 2004 e o ultimo, de 2007, Chronicle.

Sion foi o disco que me chamou atenção para a banda. Tem um conteudo político muito forte, coisa rara de se ver em bandas de Jazz. O disco é "dedicado" a todos que morreram "nas mãos das guerras imperialistas americanas".



Chronicle, o ultimo disco, é a obra prima dos caras. O disco é maravilhoso do começo ao fim. Foi provavelmente a coisa que mais escutei em 2007, e sinceramente acho que por um bom tempo vai ser top na minha lista de discos de jazz.



Então é isso. Baixem o disco, ouçam a banda. E aviso de antemão que é uma banda a se escutar com a cabeça. Não deve ser difícil demais de achar na internet, mas caso não encontrem, eu tenho os originais, e posso coloca-los na net eu mesmo. É só me pedir.

3 comentários:

Bernardo Coelho disse...

Gostei do disco da Scout Niblett.

;)

Rogério Brittes disse...

acho q vc deveria trocar o "a" do título por "gente". mas ok, eu vou baixar.

Anônimo disse...

como posso baixar isso?