segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Meu Top 10

Ouvi menos de 20 discos lançados ano passado, então não dá pra considerar isso um "melhores do ano", são simplesmente os discos de 2007 que mais gostei.

10) Explosions in the Sky, All of a Sudden I Misse Everyone
Tinha anos que eu não ouvia um disco de postrock que me desse vontade de ouvir de novo. Não trata-se de nenhuma obra-prima, mas é competente e climático.

9) Liars, Liars
Ouvi ontem pela primeira vez. Mais pop do que eu esperava deles, mas tem umas pérolas.

8) Gogol Bordello, Super Taranta
Punk cigano. Só falando isso já dá pra entender que o Gogol Bordello é uma banda divertida a valer. As letras são engraçadas e as músicas são empolgantes. Você fica imaginando os caras do Snatch ou algo assim. Recomendo principalmente "American Wedding".

7) Queens of the Stone Age, Era Vulgaris
O QOTSA consegue um feito que nenhuma outra banda consegue desde os anos 80: manter um padrão de qualidade altíssimo lançando discos regularmente, sem inovar demais mas também sem soar repetitivo. É a banda que eu mais gostaria de ver ao vivo atualmente. Sick Sick Sick e 3s & 7s já são hits.

6) Feist, The Reminder
Fesit é aquela coisa fofinha, fácil de gostar, quase inofensiva. Ela faz umas músicas grudentas, bem afinadas, com arranjos bacanas, coisa e tal. Dá pra ouvir tomando banho, lavando a louça. Antena 1 indie.

5) Radiohead, In Rainbows
Valeria só por "Nude" e é melhor que o Hail to the Thief.

4) Sunset Rubdown, Random Spirit Lover
Essa foi uma das bandas que marcou meu ano. É verdade que eu ouvi muito mais os dois discos anteriores, Snake's Got a Leg e Shut Up I Am Dreaming, mas esse último não deve muito aos demais não. Principalmente porque mantém a característica principal da banda, que é o tom épico, grandioso, quase monumental. Daqueles que dá vontade de cantar a altos brados e balançando o punho fechado no ar.

3) Arcade Fire, Neon Bible
Como QOTSA, Radiohead, Sunset Rubdown e Wilco, este disco fica um pouco na sombra do anterior deles. O problema é que o Funeral tocou tanto que quando esse Neon Bible foi lançado tava todo mundo meio de ressaca de Arcade Fire. Mas as quatro últimas músicas são simplesmente encantadoras.

2) Battles, Mirrored
Pra mim a revelação do ano. Original em todos os sentidos, foge de rotulações simples (acho que nem "Math Rock" é suficiente para explicar o que eles fazem). Além disso, todos os caras são ótimos instrumentistas, e fizeram um dos shows mais impressionantes que eu já vi na minha vida. De cair o queixo mesmo.

1) Wilco, Sky Blue Sky
Na minha opinião, a melhor banda dos anos 2000, junto com o QOTSA (sim, eu sei que eles começaram bem antes, mas os principais discos deles foram lançados nessa década). Esse disco não teve o impacto que o Yankee Hotel Foxtrot e o A Ghost is Born tiveram, mas ainda assim acho que enfrenta esses outros dois em pé de igualdade. Ousa um pouco menos no experimentalismo, verdade, mas é bem redondinho, super bem produzido, e tem melodias impecáveis.

Decepções do ano: Drums and Guns, Low; Zeitgeist, Smashing Pumpkins; Year Zero, Nine Inch Nails. Essas bandas são capazes de mais.

Menção honrosa: Black Lips, Good Bad no Evil

13 comentários:

Rogério Brittes disse...

to com um top 10 de musicas e um top 5 de filmes '07 engatilhado.

Cláudio Silvano disse...

esse do Sunset Rubdown é fudido!

Anônimo disse...

Eu não colocaria o Arcade Fire aí no meio, devo ser o único que gosta mais do Funeral do que do Neon Bible. Fez bem em mencionar Black Lips, banda muito boa.

Curti a lista como um todo, mais roqueiros e menos ursinhos de camisa xadrez bebendo capuccino no Café com Letras ou escutando electroacústico na YO-YO, hehe

Cláudio Silvano disse...

Katrina do Black Lips tá entre os singles do ano.

Bernardo Coelho disse...

Também gostei muito do Blak Lips. E concordo com o Barba, o disco do Arcade Fire não é bom mesmo não. No máximo mediano.

Theo disse...

Acho que vou fzer uma lista dessas aí. Mas tenho que ouvir os discos antes, cês me esperam? Cês chamam a ambulância?

Rogério Brittes disse...

acho q todo mundo prefere o funeral. como eu disse "este disco fica um pouco na sombra do anterior deles". mas não quer dizer q seja um disco ruim...

Anônimo disse...

Ah, é que meu irmão é muito obcecado com o Neon Bible, ele já tirou altas músicas de ouvido.

Cláudio Silvano disse...

Funeral >>>> Neon Bible

sem comentários.
esse disco novo deles é um pé no saco.

luzinha disse...

o disco novo do arcade fire é muito ruim
eu não sei se é ruim como um todo, ou se a primeira música é tão ruim que te deixa mal humorado pra sempre e aí você acha tudo ruim mas na verdade não é tão ruim

Anônimo disse...

gostei mto do toptop do rogerio. até me deu vontade de procurar uns cds da lista q eu ainda não ouvi.

sobre o arcade fire: achei neon bible deprimente. tipoS que rola um mau humor mesmo qdo vc ouve.

mas o post do rogerio já valeu por feist ser chamada de antena 1 indie. hahahaha é tipo o q eu penso qdo escuto. e eu gosto.

bjomeliga

Rogério Brittes disse...

xi, parece que só eu e o irmão do barba gostamos do neon bible mesmo né...

Anônimo disse...

ouvi o do battles agora, seguindo recomendações. me lembrou mto hella. muito muito muito foda.