sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

uma lista de listas

Tinha um bom tempo que eu não fazia lista de melhores discos do ano, principalmente porque tinha muito tempo que eu não ouvia suficientes discos lançados há menos de um ano para completar dez que eu gostasse. Mas eu nunca parei de fazer listas. De fato, esse é um vício que eu tenho, há muito, muito tempo. E não me venha com essa de que peguei a mania depois de "Alta Fidelidade" porque eu já fazia esse tipo de coisa pelo menos desde os oito, nove anos.

Lá pra 91, 92, quando começou a passar MTV em Porto Alegre, eu comecei a acompanhar muito o Disk e o Top 20 Brasil... Logo pensei que seria mais legal se eu fizesse minhas próprias paradas de sucesso, já que os dos outros sempre tinham umas porcarias no meio. Lembro de fazer um prístino Top 30 Clipes numa máquina de escrever da minha mãe, basicamente preenchido por Red Hot Chili Peppers, Nirvana e Pearl Jam. Depois isso virou um hábito e eu fui fazendo a coisa sistematicamente. Acho que entre 94 e 97, mais ou menos eu fiz um Top 20 a cada dia (sim, eu tinha muito tempo livre) e depois no fim do mês eu calculava os pontos e via quem foi melhor nos últimos 30 dias. Depois eu fazia isso no ano e formava um Top 200 que eu comparava com o do meu primo que também fazia o mesmo. Isso preenchia cadernos e mais cadernos, que infelizmente eu joguei fora quando fiz uns 15 anos, morrendo de vergonha que aquilo pudesse queimar meu filme. Adolescente é muito idiota mesmo, seria tão legal ter essas coisas até hoje...

Mas bem, eu parei de gostar tanto assim de clipes, mas não de listas, e fui fazendo de outras coisas. Claro que não dá mais pra fazer a coisa diária como antigamente, mas o hábito se mantém ativo. Tenho uma pasta no meu PC chamada "listas" onde há uma relação de todos os livros de literatura que eu já li na minha vida (fora os infantis, que são meio difíceis de contabilizar); há paradas de discos, livros, músicas e quadrinhos favoritos em diferentes épocas; e uns dois anos atrás eu e o Theo resolvemos fazer uma lista com os 10 melhores filmes de cada ano (no meu, é só a partir de 1956 que juntam 10 ou mais a cada ano, mas eu estou trabalhando pra mudar isso). Fora os regulamentares bancos de dados com meus livros, xeroxes, CDs, vinis, DivXs, que são menos pra divertir e mais pra organizar minhas coleções. E as malditas listas do tipo "tenho que...": filmes que tenho que ver, livros que tenho que ler... Essas que sempre aumentam, aumentam, listas infinitas, que me dão um pouco de angústia, um sentimento de que estou sempre um passo atrás do que deveria estar... Mas dão muito prazer quando apago uma linha, após baixar mais uma pérola no KG ou achar uma raridade num sebo.

Como amostra, segue minha lista de filmes de 1979, um bom ano:

1 – "Apocalypse Now", Francis Ford Coppola, EUA

2 – "L'Hypothèse du Tableau Volé (A Hipótese do Quadro Roubado)", Raoul Ruiz, Fra

3 – "Die Dritte Generation (A Terceira Geração)", R. W. Fassbinder, Ale

4 - "Die Blechtrommel (O Tambor)", Volker Schlöndorff, Ale

5 – "Stalker", Andrei Tarkovsky, Rus

6 – "Alien", Riddley Scott, EUA

7 – "Fukushû suruwa wareniari (Minha Vingança)", Shohei Imamura, Jap

8 – "Life of Brian (A Vida de Brian)", Terry Jones, UK

9 – "Zombi 2", Lucio Fulci, Ita

10 – "Manhattan", Woody Allen, EUA

Hors-concours:

"Warriors", Walter Hill, EUA

3 comentários:

Theo Duarte disse...

Engraçado como ontem conversamos sobre o Vida de Brian (perna tinha comprado o DVD), sobre Zombie 2 (sobre a cena do tubarão zumbi) e, logicamente, Warriors (o de sempre). Sentiram uma sinergia?

Bernardo Coelho disse...

Total. Eu assisti o Vida de Brian pela milésima vez anteontem (quinta feira). Tenho o DVD tbm.

Anônimo disse...

Eu nao tenho o DVD nao, mas fico feliz que ele figure nessa lista!
Alias, saudade de vcs meus caros amigos!